Avaliação do Agile 1.4 Economy Flex


Avaliação Agile 1.4 Economy Flex

 

Sistema de Injeção Elerônica

Veículo equipado com sistema de Injeção Multec HN14YF-C, multiponto seqüencial que controla através do Módulo de Injeção Elerônica (Centralina) o tempo de injeção (T.I.), o ponto e o momento de ignição.

Recebendo as informações dos sensores o Módulo de injeção controla o funcionamento do sistema através dos atuadores.

O sistema de alimentação responsável por alimentar o sistema com combustível, trabalha com uma pressão de 4,0 bar e uma vazão superior a 1,1 litro por minuto. Também possui um regulador de pressão incorporado ao próprio conjunto da bomba de combustível, localizado internamente no tanque.

O filtro de combustível possui fácil acesso por sua localização; próximo a roda traseira direita

O sistema de Injeção eletrônica possui o sistema de aceleração sem cabo com corpo de borboleta motorizado;

O sistema possui um sensor tipo potenciômetro no pedal do acelerador que informa ao módulo de Injeção eletrônica a posição instantânea do pedal, sabendo dessa forma a intenção do condutor do veículo. Em posse desse sinal o Módulo de IE, comanda a abertura do corpo de borboletas motorizado.

Outra particularidade desse sistema é a presença de dois sensores de oxigênio  (sonda lâmbda), uma localizada logo na entrada do catalisador, medindo a proporção de oxigênio dos gases de escapamento, antes de passarem pelo catalisador e outra localizada no cano do escapamento, logo após o catalisador, para medir a eficiência catalítica.

A sonda lâmbda 1 (pré catalisador) trabalha com uma variação constante de 50 a 900mv, medindo as correções que o próprio módulo faz para manter a eficiência do sistema.

A sonda lâmbda  2 (pós catalisador) trabalha com uma pequena variação de sinal de resposta próximo a 450mv, visto que essa sonda mede o gás já convertido pelo catalisador.

Outra particularidade desse sistema é a presença do sensor de fase do tipo Hall, localizado próximo a bobina do lado direito do comando de válvulas, tem a função de informar para o Módulo de IE a posição instantânea do comando.

Na ausência do sinal do sensor de rotação, o Módulo de IE usa o sinal do sensor de fase como referência para o funcionamento do motor.

Esse sistema também apresenta para cálculo da massa de ar admitida,

  • Ø  Conjunto medidor de densidade; Sensor MAP- Mede a pressão do coletor;
  • Ø  Sensor de Temperatura do ar-Mede a temperatura do ar admitido.
  • Ø  Sensor MAF ou sensor de vazão de ar: Mede a vazão instantânea do ar através de um fio (filamento aquecido).

 

O sistema de escapamento apresenta um catalisador junto ao coletor de escape, aumentando a eficiência do mesmo.

O resto do escapamento é bem parecido com o do Corsa, possuindo cano do motor com flexível, abafador e silencioso traseiro.

 

21/02/2012

Amauri Gimenes

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