Avaliação Agile 1.4 Economy Flex
Sistema de Injeção Elerônica
Veículo equipado com sistema de Injeção Multec HN14YF-C, multiponto seqüencial que controla através do Módulo de Injeção Elerônica (Centralina) o tempo de injeção (T.I.), o ponto e o momento de ignição.
Recebendo as informações dos sensores o Módulo de injeção controla o funcionamento do sistema através dos atuadores.
O sistema de alimentação responsável por alimentar o sistema com combustível, trabalha com uma pressão de 4,0 bar e uma vazão superior a 1,1 litro por minuto. Também possui um regulador de pressão incorporado ao próprio conjunto da bomba de combustível, localizado internamente no tanque.
O filtro de combustível possui fácil acesso por sua localização; próximo a roda traseira direita
O sistema de Injeção eletrônica possui o sistema de aceleração sem cabo com corpo de borboleta motorizado;
O sistema possui um sensor tipo potenciômetro no pedal do acelerador que informa ao módulo de Injeção eletrônica a posição instantânea do pedal, sabendo dessa forma a intenção do condutor do veículo. Em posse desse sinal o Módulo de IE, comanda a abertura do corpo de borboletas motorizado.
Outra particularidade desse sistema é a presença de dois sensores de oxigênio (sonda lâmbda), uma localizada logo na entrada do catalisador, medindo a proporção de oxigênio dos gases de escapamento, antes de passarem pelo catalisador e outra localizada no cano do escapamento, logo após o catalisador, para medir a eficiência catalítica.
A sonda lâmbda 1 (pré catalisador) trabalha com uma variação constante de 50 a 900mv, medindo as correções que o próprio módulo faz para manter a eficiência do sistema.
A sonda lâmbda 2 (pós catalisador) trabalha com uma pequena variação de sinal de resposta próximo a 450mv, visto que essa sonda mede o gás já convertido pelo catalisador.
Outra particularidade desse sistema é a presença do sensor de fase do tipo Hall, localizado próximo a bobina do lado direito do comando de válvulas, tem a função de informar para o Módulo de IE a posição instantânea do comando.
Na ausência do sinal do sensor de rotação, o Módulo de IE usa o sinal do sensor de fase como referência para o funcionamento do motor.
Esse sistema também apresenta para cálculo da massa de ar admitida,
- Ø Conjunto medidor de densidade; Sensor MAP- Mede a pressão do coletor;
- Ø Sensor de Temperatura do ar-Mede a temperatura do ar admitido.
- Ø Sensor MAF ou sensor de vazão de ar: Mede a vazão instantânea do ar através de um fio (filamento aquecido).
O sistema de escapamento apresenta um catalisador junto ao coletor de escape, aumentando a eficiência do mesmo.
O resto do escapamento é bem parecido com o do Corsa, possuindo cano do motor com flexível, abafador e silencioso traseiro.
21/02/2012
Amauri Gimenes